Este Blog tem por finalidade denunciar o passado de corrupção e descaso com o mais importante hospital do interior da Bahia. O HCA foi inaugurado em março de 1986 em Feira de Santana- Ba, a maior cidade depois de Salvador. Ao término das denúncias estaremos mostrando as etapas da reconstrução desse importante hospital.

domingo, 20 de abril de 2008

SER O QUE NÃO SE É , É ERRADO.

Travesti morre vítima de agressão e negligência Valdenir Lima/Ag. A Tarde/Arquivo

Hebert ficou bastante machucado, após incidente. Alean Rodrigues, da Sucursal Feira de Santana 19/04/2008 (11:14) atualizada em 19/04/2008 (13:34)

A reportagem de A TARDE tentou falar com o diretor do HGCA, Eduardo Leite, mas foi informada de que ele estava viajando e o telefone celular estava na caixa de mensagem.

O que tenho a dizer:

Estava em Salvador participando de uma reunião na SESAB sobre o aprimoramento do atendimento ao paciente usuário do SUS, QualiSus, quando soube da morte do Sr. Herbert Pereira da Silva.

Este senhor foi vítima de pessoas preconceituosas que não sabem respeitar a si mesmos , ao desrespeitar um outro semelhante.

`` Amai ao próximo como a si mesmo´´, exemplifica o que quis dizer.

Arrastado pelos ocupantes de um carro por aproximadamente 50 metros deu entrada no PS do HCA por volta das 22.30h, atendido de imediato, fez os sequintes exames: Tomografia de cranio, RX de tórax e exames laboratoriais. Internado para observação, depois de medicado e orientado, teve alta hospitalar no sábado por volta das 13 hs.

Soube depois da sua morte que um radialista esbravejava no seu programa sensacionalista as mais absurdas conclusões a respeito do atendimento prestado pelos médicos do hospital Clériston.

Citava, inclusive, que exames não foram realizados.Mentira! Foram, e um deles foi solicitado por excesso de zelo, como foi o caso da tomografia de cranio.

Deveria, neste caso, ser solicitado um exame mais simples , de menor custo e tão importante como a TC de cranio, no caso, um RX do cranio. Haja visto que o paciente estava lúcido e sem sinais de TCE que necessitasse uma TC, tinha uma classificação de Glasgow 15.

É natural , apesar de ser imoral e irresponsável, conclusões precipitadas e sem conteúdo racional e moral.

Natural por que entendemos que assim procedem os seguidores populistas dos Ratinhos da vida que, por audiência, são capazes de vender a própria alma materna.

Fiquei imaginando o que poderia ter acontecido. Uma rutura de baço em dois tempos? Um hematoma intracraniano em dois tempos? Afinal, o que aconteceu?

Mas o que me causou estranheza foi uma nota no jornal online ATARDE onde a manchete diz: Negligência leva travesti à morte e que eu fora procurado e não encontrado.

Estava em Salvador a trabalho e em momento algum meu telefone celular estava desligado e neste período não recebi nenhuma mensagem.

Imaginei o que uma matéria com esse conteúdo, vindo do mais importante jornal baiano, poderia repercutir.

A minha preocupação tinha sentido ante os comentarios que transcrevo abaixo: 1. 19/04/2008 (16:22)
os medico do brasil estao matando os pacientes ele , sao verdadeiro açoqueiro sao as faculdade de esquina da bahia que forma estes medicos.
Edmundo 2. 19/04/2008 (16:11)

Além da possível negligência médica, diante dos fatos apresentados, vê-se mais uma vez a discriminação ainda tão forte; pois em caso similar, quando uma criança foi arrastada a repercussão foi intensa. Em vez de observar questões sexuais, deveria-se, sim observar a condição de "ser humano" e não detalhes arraigados na pequenez do comportamento hipócrita dessa sociedade.
Pitta 3. 19/04/2008 (15:30)

É bom ficar atento ao laudo médico, o corporativismo entre a classe médica é muito grande. E nós, povo

Pude verificar que a matéria que eu li ontem à noite foi modificada depois ,conforme informa o próprio portal:

19/04/2008 (11:14) atualizada em 19/04/2008 (13:34)

Talvez a própria repórter por sua livre consciência ou advertida por um superior mais experiente, a afirmação indevida, NEGLIGÊNCIA, fora acertadamente retirada.

Mas, na edição impressa do jornal deste domingo, o mesmo erro foi repetido na página 15: Travesti morre vítima de agressão e negligência

Infelizmente, o estrago foi feito como podemos ver nos comentários postados no mesmo portal.
Chegando à Feira , no sábado, procurei o médico plantonista do DPT e o mesmo me informou que o Sr. Herbert Pereira, teve um quadro de sepse , fratura de três arcos costais e que a provável causa mortis tenha sido a sepse.

A sepse é uma infecção que pode ser por gran negativo ou gran positivo e que pode levar à morte em questão de poucas horas .Mesmo em indivíduos sadios e em uso de antibióticos.

Seria o sr. Herbert Pereira um imunodeprimido? Se era um imunodeprimido qual seria a causa dessa imunosupressão que devido às lesões abrasivas e contusão pulmonar bilateral contribuíram com a instalação desse quadro séptico agudo?

Estava aí a resposta das perguntas que não foram feitas pelos precipitados jornalistas e radialistas que julgam sem ser juizes e na realidade são o que não são.

Enquanto isso, os monstros assassinos do Sr. Herbert Pereira, escondem-se na própria sombra do anonimato covarde e torpe de uma sociedade cada vez mais egoista que descrimina as minorias e aos que não fazem parte dos seus padrões de beleza , de poder e opções.

Finalizo citando o eminente Jornalista e intelectual Joaquim Falcão:

``Ser o que não se é, é errado.Imprensa não é justiça.Essa relação é um remendo.Um desvio institucional.Jornal não é fórum .Repórter não é juiz Nem editor é desembargador . E quando, por acaso,acreditam ser, transformam a dignidade da informação na arrogância da autoridade que não têm. Não raramente, hoje , alguns jornais , ao divulgarem a denúncia alheia , acusam sem apurar.Processam sem ouvir.Colocam o réu, sem defesa, na prisão da opinião pública .Em fim, condenam sem julgar.´´

VIA VERITAS ET VITA, Srs. Jornalistas e radialistas.
Eduardo Leite
eduardoleite1949@gmail.com

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A PREFEITURA BRINCA, O HCA CUIDA DAS SUAS CRIANÇAS.


Hoje, por volta das 10 h fui inspecionar a Emergência do Pronto Socorro do Hospital Clériston.


Logo ao visitar a Unidade de Pediatria fiquei espantado com a quantidade de crianças que estavam sendo atendidas e, o quanto tinha de outras crianças a serem atendidas pelos três pediatras que estavam de plantão.

Sabia pelas informações divulgadas pela Secretaria da Publicidade da Prefeitura nos programas das rádios AMs de que os postos e policlínicas da prefeitura estavam funcionando.

Procurei saber das mães e acompanhantes dessas crianças por que não foram atendidas nos postos de origem.

Anotei algumas respostas:

1-Vim direto por que o posto do meu bairro não tem pediatra.

2-O pediatra do meu posto está de férias e não colocaram outro no lugar.

3-Fomos atendidos ontem à noite e o médico pediu um hemograma e como lá não faz exame de sangue o médico mandou para o Clériston.

4-Vimos direto por que agente sabe que o atendimento aqui é melhor.

5-No meu distrito não tem médico pediatra.
A maioria dos atendimentos não era de emergência, poderiam e deveriam ser atendidos em postos de saúde.

Sempre é bom lembrar que a PMFS é a responsável pela assistência médica pública via verba federal, para Feira e mais de 100 cidades da região.

Recebe a verba federal, vende serviços aos municípios da região, com esses recursos compra serviços a mais de 30 prestadores da iniciativa privada, do HCA e HDPA.

Pelos serviços prestados pelo HCA a PMFS paga um preço fixo ao Estado. Tanto faz atender mil quanto dez mil, o valor a ser pago é o mesmo.

Por isso é fácil entender por que a PMFS finge que presta um excelente serviço de assistência médica, procura lucrar politicamente e financeiramente com o uso do HCA.

Quanto mais pacientes o HCA atender melhor para a PMFS.

Economiza dinheiro que seria pago aos serviços privados, alguns deles, principalmente os que lucram mais com o SUS são ligados por fortes laços de amizade política-intereiseira.

E, em contrapartida o HCA passa a ser alvo de queixas e denúncias por demora no atendimento falta de vaga em UTI e outras conseqüências negativas que alegram muito as apimentadas querelas políticas da apimentada oposição.

Esta oposição, inclusive, a grande responsável pelos desmandos e desvios de condutas não só no

HCA, mas também em toda a rede própria da SESAB.

Fato esse já comprovado pela operação Jaleco Branco, desenvolvida e ainda em processo de mais apuração pela Polícia Federal.
Disso tudo já sabemos, não imaginavámos que logo no início da Micareta essa irresponsabilidade municipal tivesse continuidade, neste período de festa onde o número de acidentes de auto, moto, arma branca e de fogo são mais acentuados.

É um absurdo que tentei denunciar ainda hoje pela manhã. Falei com três rádios, uma veio e comprovou essa irresponsabilidade municipal.

Falei com um jornalista amigo e pedi a ele que avisasse aos demais colegas ele de fato ligou para várias rádios e jornais. A TV ligou, mas não apareceu.

Com o hospital lotado ainda pela manhã tive que passar todo o restante do dia e parte da noite organizando a disponibilidade de novos leitos.

O que me mais irrita é que tem gente que acredita em propaganda enganosa e, muita verba da

Secretaria Municipal da Publicidade foi gasta dizendo que há um Hospital Municipal da Criança...

Hospital esse inaugurado em véspera de eleição e sem pronto atendimento.
Mais uma enganação do prefeito marqueteiro.

Para ajudar mais ainda, o HDPA, ´´resolveu`` fechar a pediatria para fazer uma reforma há 10 dias da micareta. Haja festa.

O título do artigo em questão poderia ser outro: Pais irresponsáveis vão brincar a micareta e seus filhos ficam abandonados. As fotos abaixo falam por si só.

Eduardo Leite
eduardoleite1949@gmail.com
Essa ala só é usada nos dias de grande demanda. Hoje pela manhã já estava lotada.
Corredores e estar de acompanhantes teve que ser improvisado para hidratação venosa.

Quem sou eu

Minha foto
Médico e motociclista. Este Blog tem por finalidade expor minhas idéias e pontos de vista sobre temas relacionados com a Medicina, Psicologia, Filosofia, Motociclismo e temas sociais.